terça-feira, 5 de maio de 2020

ANÁLISE DE UM CLIMOGRAMA - (8ºs ANOS)

http://www.educaplus.org/climatic/index.html

Um climograma se refere a dois gráficos em um: um gráfico de barras, que representa o índice pluviométrico, isto é, as chuvas ou precipitações de um lugar (neve, granizo...), e outro gráfico de linha, que indica a temperatura do lugar. É importante observarmos com atenção as duas colunas laterais, que indicam as unidades de chuva e temperatura. No climograma acima, a coluna de chuva (mm) encontra-se à esquerda e a coluna de temperatura (ºC) encontra-se à direita. Contudo, isso não é regra e, portanto, pode haver climogramas onde essas colunas estejam "invertidas", o que não representa nenhum problema, desde que estejamos atentos.
Os dados de um climograma nos mostram as variações termopluviométricas anuais (observe as iniciais dos meses do ano na coluna horizontal).
É importante também, ao analisarmos um climograma, verificarmos a amplitude térmica do local representado. Amplitude térmica é a diferença entre a temperatura mais alta e a mais baixa, de um dia, semana, mês ou ano. No caso do climograma, como ele nos apresenta as características anuais, é possível calcularmos a amplitude térmica do ano.
Aqui vai um exemplo de análise do climograma acima: grande amplitude térmica (23ºC), verão quente e relativamente seco e inverno frio e úmido; chuvas mal distribuídas; o mês mais chuvoso foi novembro e o menos chuvoso foi julho; os meses mais quentes foram julho e agosto e o mais frio foi janeiro. Refere-se a um lugar do hemisfério norte (observe que o verão ocorre no meio do ano). Esse climograma se refere ao clima Mediterrâneo (da cidade de Vlora, na Albânia). Quaisquer dúvidas, deixe-as aqui! Um abração!

49 comentários:

Anônimo disse...

valeu

Anônimo disse...

Valeu, deu um help na hora de estudar para a prova :D

Amanda Spisso disse...

Como eu faço para calcular a ATA???

Amanda Spisso disse...

Como faço para identificar uma cidade pelo climograma????

Prof. Armando S. Neto disse...

Olá Amanda!
O cálculo da ATA (amplitude térmica anual) é fácil: pegue a maior temperatura do ano e subtraia a menor (lembre-se de que a temperatura, em um climograma, é indicada pela linha. No climograma acima, a maior é 28 graus e a menor é 5 graus, portanto, a amplitude térmica é de 23 graus.
Identificar uma cidade pelo clima é mais difícil, pois várias cidades podem apresentar uma mesma característica climática. Mas você pode analisar essas características, conforme escrevi nesta postagem. Espero ter ajudado! Qualquer dúvida, pode escrever novamente!

Anônimo disse...

Muito boom! Obrigada, ajudou bastante..

Anônimo disse...

Muito obrigada, ajudou bastante no teste avaliativo da minha turma.Sucesso!

Anônimo disse...

Mas como se calcula o índice pluviométrico anual?

Prof. Armando S. Neto disse...

Se você quiser saber o TOTAL pluviométrico anual, some cada uma das doze barras (sempre observando o lado correto, nesse caso, os milímetros). Se quiser saber a MÉDIA anual, some as barras e divida por doze (você terá a média anual).
Boa sorte!

Unknown disse...

Como calcula a amplitude pluviométrica de um climograma ?

Prof. Armando S. Neto disse...

Olá Giulia!
É bem simples: pluviosidade são as chuvas. Amplitude pluviométrica é a variação das chuvas num determinado período. Para calcular, basta saber a diferença entre a maior e a menor quantidade.
Veja o exemplo desse climograma:
A maior quantidade de chuva ocorreu em novembro (162 mm) e a menor ocorreu em julho (18 mm). Portanto, nesse exemplo, a amplitude foi de 144 mm (pois 162-18 = 144). Espero ter ajudado! Até a próxima!

Unknown disse...

Obrigada,me ajudou bastante!

Anônimo disse...

Professor, gostei do site, isso ajuda muitos alunos com dúvidas que só explicações bem elaboradas como as suas, estão no site...
Beijos, da leitora!

Anônimo disse...

PROFESSOR, TENHO UMA DÚVIDA! O CLIMA EQUATORIAL É CARACTERIZADO POR APRESENTAR ELEVADA PLUVIOSIDADE (ACIMA DE 1500mm ao ano)ENTÃO POR QUE NO CLIMOGRAMA DESSE CLIMA NO GRÁFICO DE PLUVIOSIDADE NÃO CHEGA NEM A 800mm NO MÊS MAIS CHUVOSO?

Prof. Armando S. Neto disse...

Bem, para observarmos se o clima equatorial apresenta mais de 1500 mm por ano, é necessário SOMARMOS a pluviosidade dos 12 meses do ano. Como você disse, em agosto a pluviosidade não é muito elevada, mas se você somar os 12 meses, vai perceber que o total é maior do 1500 mm. Se quiser saber a mádia pluvial, divida o resultado por 12. Bem, espero ter ajudado! Um abração.

Unknown disse...

Professor, existe uma relação mais indicada entre as medidas de pluviosidade e temperatura? No seu gráfico a temperatura está correlacionada ao dobro da medida de pluviosidade. Porém, vejo que isso varia em outros climogramas. Qual é a melhor solução?
Grato,
Fernando

Prof. Armando S. Neto disse...

Bem Fernando, não há uma relação direta entre temperatura e pluviosidade, quando analisamos os diversos tipos de clima. No exemplo aqui analisado, que se refere ao clima mediterrâneo, chove menos no verão. Mas isso nem sempre acontece, tudo depende do tipo de clima observado. Outro fator importante é que temperatura e pluviosidade são medidos com grandezas diferentes, pois temperatura calcula-se em graus Celsius, enquanto pluviosidade se mede em milímetros. Portanto, não se pode comparar um com outro. De qualquer forma, você encontra várias características num climograma, pois tudo depende do clima analisado. Abração!

Anônimo disse...

Professor, sou da área do direito, mas estou estudando pra concurso e tenhuo umas dúvidas bastante ridículas...é que nao entendo nada de geografia e nunca tinha visto um desses gráficos antes, mas consegui entender muito bem como ele funciona a partir de suas explicações.
É o seguinte: como o senhor consegue identificar a estação do ano somente analisando o climograma como fez ao afirmar que o verão desse exemplo ocorre no meio do ano?
Em quais meses as estações costumam inicar/findar?
Se entendi bem, vc deve conhecer as características de cada clima para saber de qual tipo se trata somente pela análise do climograma né? O senhor pode me explicar quais as características mais marcantes dos sete tipos de clima brasileiros?

Prof. Armando S. Neto disse...

Olá! Bem, vamos por partes:
Aqui, no hemisfério sul, o verão vai de dezembro a março; o outono, de março a junho; o inverno, de junho a setembro e a primavera, de setembro a dezembro.
No caso do climograma apresentado na explicação, podemos perceber que as temperaturas mais elevadas (linha vermelha)ocorrem em julho/agosto, portanto, indica o verão (lembre-se de que, no hemisfério NORTE, o verão ocorre de junho a setembro, pois lá, as estações do ano ocorrem de forma inversa ao hemisfério sul). A partir daí, é possível estabelecermos o período das demais estações através do climograma.
Contudo. dependendo das características do clima apresentado no gráfico, torna-se mais difícil fazermos esse tipo de análise. Por exemplo, no clima equatorial, onde as chuvas são regulares durante o ano todo e as temperaturas são sempre elevadas. Por isso, como você afirmou, é necessário conhecer as características de cada clima. Nesse espaço reduzido, não me é possível descrever cada um deles, mas deixo este link, que os descreve detalhadamente.

http://www.brasilescola.com/brasil/clima-brasileiro.htm

Se preferir poderá, também, utilizar o espaço disponível neste blog para tirar suas dúvidas via e-mail, o que facilita as respostas mais extensas, uma vez que poderei enviá-las para o seu e-mail.
Bem, espero ter ajudado. Quaisquer dúvidas, sinta-se à vontade para perguntar, ok? Um abraço e boa sorte em seu concurso!

Anônimo disse...

O que tenho que fazer para interpretar um climograma,tipo,saber se as chuvas são bem distribuídas,etc?
No meu teste de Geografia,caiu uma questão com climograma,mas eu errei.

Prof. Armando S. Neto disse...

Em um climograma, as chuvas são representadas pelas colunas. Elas indicam a média mensal de pluviosidade. Observe com atenção: se as colunas apresentam pouca diferença a cada mês, podemos dizer que as chuvas são bem distribuídas. No caso do climograma utilizado nesta postagem, a pluviosidade é mal distribuída, uma vez que no meio do ano o índice pluviométrico é baixo, bem diferente do início e do final do ano (que é bem elevado).
O mesmo tipo de análise vale para as temperaturas, porém, elas estão representadas pela linha.
Espero ter ajudado.
Um abraço!

Anônimo disse...

E o que os linhas vermelhas querem dizer?

Prof. Armando S. Neto disse...

A linha vermelha mostra a temperatura mês a mês. Por exemplo, no climograma acima, os meses mais quentes foram julho e agosto, com uma temperatura aproximada de 25ºC.

Anônimo disse...

eu gostaria de saber como faço pra saber quando é verao e quando é inverno num climograma, obrigada

Prof. Armando S. Neto disse...

Normalmente devemos observar a linha de temperatura. O verão ocorre quando a linha indica as maiores temperaturas (no exemplo acima, ocorre entre julho e agosto)e o inverno, quando as temperaturas foram mais baixas (entre dezembro e janeiro, no exemplo). Às vezes, contudo, é mais difícil sabermos, pois as temperaturas podem sofrer pouca variação ao longo do ano, como nas áreas equatoriais, por exemplo. Bem, espero ter ajudado!

Unknown disse...

Como faço para saber se é do hemisfério Norte ou Sul?

Prof. Armando S. Neto disse...

Nem sempre isso é possível, Cesar. Em alguns casos, percebe-se claramente que o verão ocorre no início e final de ano e o inverno no meio do ano (a curva da linha aponta para baixo). Nesse caso, temos o climograma de algum lugar do hemisfério sul. Caso contrário (inverno no início e final de ano e verão no meio do ano - curva apontando para cima), temos um lugar do hemisfério norte. Quando a linha é reta (baixa amplitude térmica) não é possível calcularmos com precisão.

Anônimo disse...

Ola professor voce poderia me explicar detalhadamente o que e amplitude termica

Prof. Armando S. Neto disse...

Olá!
Não há muitos detalhes a serem explicados sobre a amplitude térmica. Amplitude térmica nada mais é do que o quanto a temperatura variou em um determinado período (em um dia, mês ou ano, por exemplo). Vamos a um exemplo: se no dia de ontem a temperatura máxima de sua cidade foi 28ºC e a mínima foi 19ºC, a amplitude térmica foi de 9ºC (pois 28 - 19 = 9). Portanto, em outras palavras, a amplitude térmica é a maior temperatura MENOS a menor temperatura de um período. Espero ter ajudado!

Anônimo disse...

Como distinguir se o climograma se refere a uma região do hemisfério norte ou do hemisfério sul ?

Prof. Armando S. Neto disse...

No hemisfério sul, o verão vai de dezembro a março e o inverno, de junho a setembro.
No caso do climograma apresentado na explicação, podemos perceber que as temperaturas mais elevadas (linha vermelha)ocorrem em julho/agosto, portanto, indica o verão (lembre-se de que, no hemisfério NORTE, o verão ocorre de junho a setembro, pois lá, as estações do ano ocorrem de forma inversa ao hemisfério sul). A partir daí, é possível estabelecermos o período das demais estações através do climograma. Contudo, dependendo das características do clima apresentado no gráfico, torna-se mais difícil fazermos esse tipo de análise. Por exemplo, no clima equatorial, onde as chuvas são regulares durante o ano todo e as temperaturas são sempre elevadas. É necessário, portanto, conhecer as características de cada tipo climático.

Unknown disse...

Olá Prof Armando. Sou o Triúno Armindo, entrei no teu blogger e gostei muito, porque o curso que estou a fazer é Geografia. Gostaria que recebesse notificações sobre novas coisas e saber mais sobre o teu blogger

Anônimo disse...
Este comentário foi removido por um administrador do blog.
Prof. Armando S. Neto disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Anônimo disse...

Oiii
Adorei o site, entendi tudo pela sua explicação...
Terça tenho prova de Geografia, e cai Climograma... vc sabe o que tenho que descrever num climograma? Tipo, quando eu analiso...eu coloco qual é o hemisfério, o clima..? Me dê exemplos, por favor.
Obrigada, Manu

Prof. Armando S. Neto disse...

Olá Manu!
É importante você descrever as características de pluviosidade (chuvas) e temperatura. Se for possível, descreva o verão e o inverno. Indique também a amplitude térmica e o tipo de clima, se você souber. O último parágrafo desta postagem mostra um exemplo de análise completa do climograma que aparece ma ilustração. Leia com atenção que você entenderá! Se precisar, escreva novamente pelo e-mail de dúvidas que aparece ao lado direito do blog, logo no início. Boa prova!

Anônimo disse...
Este comentário foi removido por um administrador do blog.
Unknown disse...
Este comentário foi removido por um administrador do blog.
Anônimo disse...

Como posso saber se o climograma é de algum lugar próximo da linha do equador ?

Prof. Armando S. Neto disse...

Geralmente, na região equatorial, o clima é muito quente e úmido ao longo do ano todo. Portanto, se o climograma apresentar essas características, ele pode representar um lugar próximo ao Equador. Entretanto, há muitos fatores que interferem no clima. Assim, alguns lugares situado próximos ao Equador poder ser muito frios (como a cidade de Quito, capital do Equador). Por isso, se não houver informações adicionais, não podemos estabelecer a certeza da localização do local!

Unknown disse...
Este comentário foi removido por um administrador do blog.
Anônimo disse...
Este comentário foi removido por um administrador do blog.
Prof. Armando S. Neto disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Anônimo disse...

Professor, eu achei a amplitude térmica analisada muito alta! Você poderia me explicar como foi feito o cálculo e o menor e maior valor de temperatura observados?

Obrigada.

Prof. Armando S. Neto disse...

Olá!

O valor indicado da amplitude térmica é aproximado, pois o climograma não permite observar com exatidão os números. Entretanto, podemos considerar a temperatura mais elevada (26 graus celsius) nos meses de junho/julho; a menor temperatura (3 graus celsius) ocorreu mês de janeiro. Portanto, 26-3=23. Espero que tenha compreendido!

Anônimo disse...

Gostaria de saber se os dados considerados para o cálculo da amplitude mensal e anual são as médias das temperaturas ou os valores absolutos. Obrigado!

Prof. Armando S. Neto disse...

Olá!
Leva-se sempre em considerações as médias de temperaturas, tanto para o cálculo mensal, quanto anual. As temperaturas mensais também são feitas por uma média, considerando-se, em geral, os últimos trinta anos. Espero ter ajudado!

LucasCarneiro disse...

Professor,como da pra saber se um climograma representa uma região em que ocorre o fenômeno de neve :)

Prof. Armando S. Neto disse...

Um climograma apresenta, através das colunas, a precipitação de um determinado lugar, isto é, chuva e neve. Portanto, não há como saber se a precipitação exibida se refere, exclusivamente, à neve. Entretanto, se a temperatura for muito baixa (negativa) é possível deduzirmos que houve ocorrência de neve.
Espero ter ajudado!