sábado, 16 de abril de 2011

BRIC's NÃO SÃO MAIS EMERGENTES (9ºs ANOS)


Um dia desses eu comentava com algum 9º ano (acho que foi com o A ou B, não me recordo ao certo) que nós não devemos nunca aceitar como pronta ou definitiva uma informação. Disse ainda, em tom de brincadeira, que não acreditassem em tudo o que fosse dito pelos professores, exceto pelo professor de Matemática, uma vez que 2+2 sempre foi e sempre será 4. Complementei dizendo que, até recentemente, o ovo era o vilão do colesterol e que, agora, a ciência vem e nos diz que não é nada disso (e eu passei muita vontade de comer um ovinho de codorna; não o fiz por causa do colesterol, rsrsrs). Disse, ainda, que minha paíxão pela ciência humana era exatamente essa: tudo muda, nada é definitivo e tudo pode - e deve - ser questionado, além do que podemos optar por essa ou aquela ideia e defendê-la de acordo com nossa ideologia (veja, por exemplo, a enquete deste semana no blog: você poderá escolher a melhor entre duas possibilidades, mas será a melhor segundo os seus critérios, que podem ser totalmente diferentes dos critérios do seu colega. No fim das contas, quem estará certo? Você ou ele? Claro que ambos estarão!!). A própria postagem dos 8ºs anos desta semana traz a matéria sobre uma grande mudança geopolítica: a possibilidade de Cuba abandonar o sistema socialista em pouco tempo.
Pois bem, nesta semana foi publicado na internet uma notícia curiosa: os BRIC's já não podem mais ser considerados emergentes, pois já estão acima desse patamar. Além disso, alguns analistas já consideram a África do Sul como um BRIC (será??), uma vez que o país também é emergente (particularmente, não concordo com essa classificação, uma vez que não vejo o país como uma potência suficiente para influenciar o planeta). E você, o que pensa a respeito? Leia essa matéria clicando no link abaixo e tire suas conclusões. Se quiser, poderá deixar aqui seus comentários. Eles serão muito bem vindos!

http://www.bbc.co.uk/portuguese/noticias/2011/03/110331_bric_press_pu.shtml

Você sabia que o Brasil, embora ainda esteja distante da China, o líder dos BRIC's, já é considerado uma potência? Um dos motivos que garantem essa classificação pode ser lido no link a seguir. Vale a pena uma leitura atenta, principalmente se você não é daqueles que gosta de se deixar levar pela conversa de seus amigos, que dizem que nosso país é atrasado. Óbvio, temos nossos (sérios) problemas, mas é preciso considerar alguns itens que nem todos sabem. Veja por quê:

Nenhum comentário: