sexta-feira, 24 de setembro de 2010

SUBSÍDIOS AGRÍCOLAS NA UNIÃO EUROPEIA (8ºs ANOS)


   Conforme já estudamos - ou ainda estudaremos, dependendo de qual é a sua sala - a União Europeia oferece subsídios (apoio financeiro) aos agricultores dos países membros.
   Obviamente, esse dinheiro é retirado dos cofres públicos que, por sua vez, são mantidos com os impostos pagos pela população local. Portanto, podemos considerar que é a população europeia quem sustenta as grandes empresas agrícolas daquele continente. Sim, porque os pequenos agricultores, geralmente, não recebem essa ajuda.
   O problema, contudo, não para por aí. Não podemos esquecer de que muitos países pobres, como os da África e do próprio leste europeu, dependem exclusivamente da exportação de produtos agrícolas, já que são pouco ou nada industrializados. Com os países da União Europeia produzindo mais e melhor que seus concorrentes, pense: não seria injusta essa concorrência? Imagine você, um agricultor africano, não conseguir uma boa produção agrícola porque não tem dinheiro para comprar máquinas e fertilizantes, enquanto seus concorrentes da União Europeia (UE) têm todas essas facilidades...
   Essa questão do subsídio agrícola é muito polêmica! Evidentemente, há os que são a favor do subsídio agrícola e, para isso, também têm seus argumentos (agora, ponha-se no lugar de um agricultor europeu...).  
   E você, o que pensa disso? Leia a matéria no link a seguir e poste aqui a sua opinião. É importante que exponhamos nossas opiniões e saibamos as dos nossos colegas. Só assim, teremos argumentos que defendam solidamente nossas ideias. Um grande abraço a todos...

http://www.dw-world.de/dw/article/0,,4467752,00.html

Nenhum comentário: