sábado, 22 de setembro de 2012

OS SIMPSONS, A CHINA E A POLÊMICA (9ºs ANOS)


Há alguns anos, o governo chinês vem abrindo sua economia ao capital estrangeiro, permitindo a entrada e instalação de empresas transnacionais em seu território. Obviamente, para essas empresas, é um "negócio da China" produzir por lá, devido, principalmente, à mão-de-obra barata que o país oferece. Isso barateia os custos de produção dessas empresas. Mesmo para o mais distraído e desinteressado ser humano, torna-se visível esse fato, quando adquire produtos eletrônicos a preços irrisórios em qualquer camelô ou loja especializada. Algumas empresas (bastante conhecidas por nós), inclusive, já foram punidas em função dos maus tratos a que submetiam (ou submetem?) seus funcionários em vários países asiáticos (só na Ásia?). Elas são acusadas de utilizarem trabalho infantil, ocupando lugares insalubres para produção e, como já dissemos, pagando salários baixíssimos.
No ano de 2010, num dos episódios de "Os Simpsons", foi apresentada uma abertura que se tornou muito polêmica, pois exibia essa situação em território chinês. Vale lembrar que "Os Simpsons" são uma produção estadunidense, assim como também o são grande parte dessas empresas que foram processadas por abuso de mão-de-obra. Espero que vocês gostem, tirem suas conclusões e deixem seus comentários!

3 comentários:

Isabela 9° ano A disse...

Olá professor, achei muito interessante essa abertura de "Os Simpsons". Achei ainda mais o fato dos Estados Unidos serem responsáveis por produções que criticam de forma ilustrativa o que ocorre no resto do mundo, mesmo discordando de seu posicionamento de colocar países como vilões e vangloriar-se como o bom herói e o melhor lugar que se tem pra viver, omitindo seus problemas e suas contribuições para os problemas desse países "vilões".

Prof. Armando S. Neto disse...

Pois é, Isabela! Mas nada que se estranhar, uma vez que estamos falando de Estados Unidos!! Não se pode esperar algo muito diferente!! Valeu!!

Unknown disse...

Nossa professor, essa coisa de mão de obra barata e qualificada que é muito usada na China cabou chegando até "Os Simpson" isso mostra como há globalização entre nós .


Guilherme Goulart 9°A