sábado, 12 de setembro de 2015

INFOGRÁFICOS: PRODUÇÃO E EXTRAÇÃO MUNDIAL DE PETRÓLEO (9ºs ANOS)


Com toda a tecnologia atual, em plena Terceira Revolução Industrial em que vivemos, o petróleo, que foi o protagonista da Segunda Revolução Industrial (isso mesmo, há muito tempo!) ainda é imprescindível em nossas vidas: ele está em muitas coisas que já sabíamos, como na gasolina, no plástico, na parafina, etc, mas está, também, em algumas coisas que a maioria de nós nem imagina: no chicletes, nos remédios, batons e por aí vai. Por isso, deixo aqui dois interessantes infográficos: o primeiro, do site Brasil Econômico, explica basicamente como o petróleo é extraído do oceanos. O segundo infográfico, da revista Veja, apresenta um mapa com os países que mais produzem petróleo no mundo. Se você analisar os dois atentamente, terá uma boa noção acerca desse produto que é fundamental em nossas vidas, mas que é um recurso não-renovável e, por isso, é motivo de incontáveis conflitos mundiais. É muito interessante. Não deixe de ver!

Brasil Econômico (exploração no fundo do mar)  Clique aqui.

Revista Veja (países produtores)  Clique aqui.

2 comentários:

Lígia 9C disse...

Boa tarde professor,
Estava vendo a reportagem da Revista Veja, e diz que o preço do barril do petróleo pode chegar a 150 dólares, e isso está sendo causado pela instabilidade política de lá? E a OPEP não deveria fazer algo para controlar o preço?

Obrigada desde já
Abraço
Lígia Soares 9C

Prof. Armando S. Neto disse...

Oi Lígia, boa tarde! Espero que tenha tido um bom feriado!
Bem, o aumento do preço do petróleo foi causado justamente por problemas políticos do Oriente Médio. Os países da OPEP são justamente aqueles que estavam envolvidos nesses problemas e, por isso, a própria OPEP (em particular os países do Oriente Médio)não tem meios de resolver esse problema a curto prazo.
Essa notícia da Veja, no entanto, não é atual,e parece que o problema já foi parcialmente resolvido. Basta sabermos até quando, pois os conflitos no Oriente Médio são comuns e a qualquer momento podem surgir outros.
Valeu pela participação, Lígia! Até a próxima...