domingo, 4 de maio de 2014

AS TRANSNACIONAIS E SUAS INFLUÊNCIAS (8ºs ANOS)



Sabemos que o grande objetivo que qualquer empresa é a busca do lucro. Mas, será que vale tudo para que se alcance esse objetivo? Muitas empresas transnacionais, instaladas em países subdesenvolvidos, têm uma relação de absoluta exploração com esses países (inclusive com o Brasil). Muitas vezes, apenas essas grandes corporações (empresas) se saem bem. Por outro lado, sabemos que as multinacionais podem industrializar e gerar empregos num país. Vale a pena o sacrifício? Esse vídeo ilustra um pouco dessa problemática. 
Não devemos nos esquecer, entretanto, que o vídeo expressa a opinião de quem o produziu! Muitos acreditam que esse vídeo é uma propaganda exagerada contra as transnacionais e, por isso, são a favor dessas grandes empresas para o desenvolvimento industrial de uma nação. E você, o que pensa disso? Deixe aqui seu comentário, dê sua opinião! Ela é muito importante!  Um abração...

4 comentários:

Marina Bonadio disse...

Eu não acho que o sacrifício valha a pena, pois com as pessoas desempregadas, ocorrem menos vendas, que geram mais desemprego, que geram mais desemprego (a globalização, como dito na sala). Por outro lado, a maior oferta de empregos gera mais riquezas, que gera mais compras, que gera mais empregos, que gera mais riqueza (e assim continua).

Guilherme Fideles 8°F disse...

Depende, pois para os funcionários sim porque não iria gerar o desemprego, porém para os donos das empresas não pois eles iriam ter um tempo maior de produção para uma produção menor enquanto com as máquinas, iriam produzir mais em menos tempo e não iriam ter gastos com salários!

Andreina 8º D disse...

Eu acho que as transnacionais devem nos "explorar" com moderação, porque mesmo que nós tenhamos que pagar por isso elas ajudam a economia do país a crescer. Isso gera, mesmo que pouco, emprego as pessoas mais qualificadas, fazendo com que estudem mais, o que ajuda no melhor desenvolvimento do país.

Unknown disse...

Breno Brasil 8ºE, não concordo pois as transnacionais para terem lucro não se importam com o meio ambiente e as pessoas, ajudam a economia e do país ao mesmo tempo que destroem a natureza e seus recursos. Até quando teremos recursos?