quarta-feira, 30 de abril de 2014

BRASIL É A SÉTIMA ECONOMIA DO MUNDO



O Banco Mundial acaba de divulgar o ranking das maiores economias do mundo. No final do ano passado dizia-se que o Brasil seria a 5ª economia mundial em 2014. No inicio deste ano foi divulgado que cairíamos para a 9ª posição.
Os dados divulgados hoje desmentem as previsões: nosso país é a 7ª maior economia mundial. Entretanto, ainda estamos mal colocados em distribuição de renda. A desigualdade social brasileira ainda é um dos grandes problemas a serem solucionados nos próximos anos.
Alguns dados chamam a atenção: o acelerado crescimento da Índia (que acaba de superar o Japão e subir para a terceira posição), da Rússia e, principalmente, da China, que poderá superar o líder, Estados Unidos, ainda neste ano. Também é curioso observarmos o crescimento da Indonésia. Portanto, o crescimento dos países emergentes é inegavelmente rápido. Seria resultado dos investimentos das transnacionais nesses países? Vamos pensar um pouco...
Para ler a matéria divulgada hoje, sobre esse assunto, clique em "continue lendo", logo abaixo.







Brasil é 7ª maior economia, 

e China deve passar EUA 

logo, diz Banco Mundial.

Do UOL, em São Paulo

O Banco Mundial classificou o Brasil como a sétima maior economia do mundo em um relatório divulgado nesta terça-feira (29). Pelos dados divulgados, também é possível prever que a China deve ultrapassar os Estados Unidos como maior economia do mundo ainda em 2014.


Maiores economias do mundo
  • 1. Estados Unidos 
  • 2. China 
  • 3. Índia 
  • 4. Japão 
  • 5. Alemanha 
  • 6. Rússia 
  • 7. Brasil 
  • 8. França 
  • 9. Reino Unido 
  • 10. Indonésia 
Fonte: Banco Mundial

O estudo considera o critério de paridade de poder de compra (PPP, na sigla em inglês). O cálculo é considerado a melhor maneira de comparar o tamanho de diferentes economias, por refletir melhor o custo de vida.
Em 2005, o PIB (Produto Interno Bruto) brasileiro equivalia a 12% do PIB norte-americano, segundo o relatório. Este número passou para 18% em 2011, considerando novos critérios (explicados abaixo). Com isso, o Brasil assumiu a sétima posição entre as maiores economias mundiais.
Também entre 2005 e 2011, o PIB da China passou de 43,1% para 86,9% do PIB dos EUA. Os EUA continuam sendo a maior economia do mundo, seguidos pela China, mas o crescimento acelerado chinês aponta para a possibilidade de a economia chinesa superar a norte-americana ainda neste ano, aponta o Banco Mundial.

Índia desbanca Japão e assume 3º lugar

Outro destaque do relatório foi o crescimento da Índia, que passou de 10ª economia do mundo para o terceiro lugar, desbancando o Japão, que agora aparece na quarta posição.
Em seguida, aparece a Alemanha e, logo atrás, a Rússia, seguida pelo Brasil. França, Reino Unido e Indonésia fecham o ranking das dez maiores economias, nesta ordem.

Nova metodologia do estudo

O último relatório do BM tinha sido baseado em dados de 2005; o atual leva em conta informações sobre os países em 2011.
Neste ano, pela primeira vez, o Banco Mundial adotou o critério de "Paridade do Poder de Compra" para comparar as economias dos países. 
Essa metodologia se aproxima mais de uma medida do custo de vida real, por comparar a possibilidade de aquisição de um bem em diferentes economias.
O Banco Mundial ressalta, no entanto, que os resultados destes dois relatórios não são "diretamente comparáveis", por causa da mudança de metodologia.

Em distribuição de renda, Brasil fica em 80º lugar

Em um ranking baseado no PIB per capita, que também usa o critério de Paridade do Poder de Compra, a situação é bastante diferente. O PIB per capita é um critério mais confiável para medir a distribuição de renda.
Por este parâmetro, o Brasil ocuparia apenas a 80ª posição em um ranking mundial. Os Estados Unidos aparecem em 12º lugar e a China, em 99º. 
http://economia.uol.com.br/noticias/redacao/2014/04/30/ranking-do-banco-mundial-traz-brasil-como-a-7-maior-economia-do-mundo.htm   

Nenhum comentário: