segunda-feira, 13 de abril de 2009

INSTRUÇÕES PARA OS "CHATS" - 8ºs ANOS D / E


No segundo trimestre realizamos um chat, um pouco antes das provas trimestrais, com os 8ºs anos da manhã. Infelizmente não foi possível que os 8ºs da tarde participassem. Agora, apenas os 8ºs D e E participarão.
A data e o horário você pode conferir abaixo. As duas classes participarão no mesmo dia e horário . É importante que você leia com antecedência essas instruções, caso contrário, você poderá encontrar dificuldades na hora, o que poderá inviabilizar sua participação. Clique em "continue lendo" para acessar as informações. 

8ºs D / E - Dia 17/11/2013, das 17:00h às 18:30h.




  Algumas considerações sobre o Chat: 

·        1. A tela do Chat estará disponível no blog 30 minutos antes do início agendado (se você acessar o blog antes disso, ele não aparecerá; para vê-lo, você deverá SAIR do blog e acessar novamente, portanto, se você esperar que a tela apareça automaticamente, isso NÃO ocorrerá). É recomendado, por isso, que você só acesse o blog nesse período de 30 minutos, nunca antes disso.
·         2. Antes de iniciar a sessão, é recomendável que você já esteja cadastrado (a). Para se cadastrar, siga as instruções que serão dadas a seguir.
·         3. É fundamental que você leia atentamente TODAS as instruções ANTES de iniciar. Muitos alunos não conseguem participar do chat porque tentam descobrir em cima da hora como fazer e não conseguem.
·      4. LEMBRE-SE DE QUE TODOS OS PARTICIPANTES SÃO MONITORADOS PELO BLOG. PORTANTO, É PLENAMENTE POSSÍVEL DESCOBRIR O AUTOR DE EXPRESSÕES INDEVIDAS, MESMO QUE ELE UTILIZE NOMES FALSOS.  QUALQUER PALAVRA OU EXPRESSÃO INDEVIDA ACARRETARÁ A SUSPENSÃO IMEDIATA DO PARTICIPANTE: ALÉM DE NÃO CONSEGUIR MAIS ACESSAR O CHAT A PARTIR DAQUELE EXATO MOMENTO, ELE SOFRERÁ AS DEVIDAS PUNIÇÕES LEGAIS (SE FOR MENOR DE IDADE, AS PUNIÇÕES CAIRÃO SOBRE SEUS RESPONSÁVEIS) E DENTRO DA UNIDADE ESCOLAR. 
·         5. No início, o professor fará algumas perguntas para quem quiser responder. Na realidade, não serão perguntas e respostas, mas um “bate-papo”. Portanto, você poderá responder se quiser. Evidentemente, quanto mais você participa, mais você aprende. É importante, também, você ler o que seus colegas escreveram. Assim, todos aprendem!
·       6. Na segunda parte, o professor chamará cada aluno das classes, em ordem numérica. Quando for a sua vez, você poderá deixar sua dúvida ou pergunta, que ela será respondida (MINHA SUGESTÃO É QUE VOCÊ JÁ DEIXE SUA PERGUNTA DIGITADA. QUANDO CHEGAR A SUA VEZ, BASTA TECLAR “ENTER”. SE DEIXAR PARA DIGITAR EM CIMA DA HORA, PERDEREMOS MUITO TEMPO); se você não tiver nenhuma dúvida ou pergunta, basta escrever a palavra “PASSO”.
·            7. Teremos uma sessão de 1 hora e meia. Portanto, é fundamental você estar bem preparado para que não se perca tempo desnecessariamente. Apenas a resposta do professor demorará um pouco a aparecer, uma vez que é necessário que ele leia a pergunta e digite toda a resposta. Isso levará um tempo, portanto, após o envio de sua pergunta, aguarde até que a resposta apareça.

  Para participar do Chat, você deverá proceder da seguinte forma: (apenas quando a tela estiver disponível, 30 minutos antes do início da sessão da sua classe).
  
·      Clique no ícone (bonequinho) verde que aparece dentro do círculo na imagem abaixo. (Você poderá clicar nas imagens a seguir para ampliá-las).
         
               
  Aparecerá esta tela.  


      Onde aparece a palavra “name” escreva seu nome e sua série (exemplo: José 8ºA); se houver duas pessoas com o mesmo nome em sua sala, digite também a inicial de seu sobrenome (exemplo: se o aluno se chama José Santos, deve digitar “José S. 8ºA”; se o aluno se chama José de Oliveira, deve digitar “José O. 8ºA”).

·    Em seguida, clique em um dos ícones que você quiser para lhe representar. Basta clicar no ícone. Existem muitos outros ícones para você selecionar. Cada vez que você clicar em um deles, aparecerão vários outros para você escolher.

·         Clique em “OK” para voltar à tela do Chat. 

          
         O ícone 1 serve para você deixar seu chat com ou sem som. Se deixar com som, cada vez que você ou algum participante enviar alguma pergunta ou comentário, você ouvirá um barulho; se você clicar novamente nesse ícone (número 1), você desliga o auto falante e não ouvirá nada.

·         O espaço que aparece com o número 2 é onde você digitará sua pergunta ou comentário (lembre-se de deixar digitado antes e tecle “enter” somente quando chegar a sua vez).

·         O espaço que aparece com o número 3 serve para você apagar o que escreveu, caso tenha digitado algo errado. Evidentemente, ele só funcionará antes de você teclar “enter” em seu computador.

·         As perguntas e comentários suas e de seus colegas, bem como as respostas do professor, aparecerão na tela maior (onde está escrito “Prof. Armando”). Lembre-se de que tudo o que for escrito será salvo pelo blog do professor, que poderá ser utilizado por ele em caso de necessidade.

·         Em algumas classes, teremos algumas aulas antes das sessões de chat. Em caso de dúvidas, você poderá esclarecê-las nas aulas ou através do próprio blog. Até a próxima!


Nenhum comentário: