sábado, 9 de junho de 2012

BRIC's PODEM VIRAR BLOCO ECONÔMICO (8ºs ANOS)

Há poucos meses, uma notícia chamou a atenção: dizia que os BRIC's, grupo dos cinco principais países emergentes do mundo, formado por Brasil, Rússia, China, Índia e África do Sul, poderia virar um bloco econômico. Talvez seja uma ideia interessante, uma vez que esses países tem, em vários aspectos, algumas semelhanças (já considerando o capitalismo chinês).
O jornal Bom Dia Brasil, da Rede Globo apresentou essa matéria interessante. Veja o vídeo e leia a notícia, clicando aqui.

8 comentários:

RODObra disse...

Eu acho que é uma idea interessante pois se os BRIC´s formarem um bloco economico eles podem facilitar muito o desenvolvimento deles mesmos e talvez um dia tornarem-se desenvolvidos

Mateus Menezes Martinelli N° 22 - 8B disse...

Olá professor achei muito interessante essa matéria e aproveito para te fazer duas perguntas.
A primeira é, se um país pode fazer parte de mais de um bloco econômico? E a segunda é, hoje para o Brasil, seria mais vantajoso para ele fazer um bloco econômico com os países do BRIC's ou continuar na MERCOSUL, já que como você disse o Brasil teve o pior desempenho entre os BRIC's.
Obrigado e até logo.

Prof. Armando S. Neto disse...

Olá, Mateus! São duas perguntas interessantes! A primeira, como eu havia dito, é sim: os países podem participar de vários blocos, como, por exemplo os Estados Unidos (NAFTA e APEC)e o próprio Brasil (Mercosul e Aladi - Associação Latino-Americana de Integração).
Quanto a segunda, acredito que, para o Brasil fosse vantajoso, mesmo porque é possível participarmos de mais de um bloco. Entretanto, creio que seria necessário tomarmos alguns cuidados em relação à China, pois as empresas chinesas poderiam entrar no Brasil e a concorrência com os produtos chineses (sem tarifa alfandegária)seria muito forte para as empresas brasileiras. Mas essa é apenas minha opinião. Talvez um economista profissional tivesse melhores opiniões.
Valeu pela sua participação. Um abração!

Maria Julia 8º E disse...

Eu acho que se isso ocorrer, será muito bom para o Brasil, pois, além de ser mais uma forma de ele ser reconhecido, pode ajudar ele a evoluir, se desenvolver cada vez mais, devido as vantagens que a formação dos blocos econômicos trás.

Prof. Armando S. Neto disse...

Talvez você tenha razão, Maria Júlia! Valeu pela sua participação. Um abraço!

Samuel Thierry 8C disse...

Ola professor! Bom quanto ao possivel problema da competicao com as empresas chinesas que enfraqueceriam nosso merado, poderiamos fazer o mercado comum mas nao tirar as tarifas alfandegarias com a China, fazer uma excessao. Assim como NAFTA fez a livre circulacao de pessoas, porem o Mexico foi excluido desta medida por ser um pais subdesenvolvido. Ou ainda como a Gra-Bretanha nao se incluiu na uniao monetaria da Uniao Europeia. Mas neste momento poderia nascer um outro problema que seria o desentendimento entre Brasil e China, pois provavelmente a China estaria interessada em trazer suas empresas para nosso pais. Obrigado!

Samuel Thierry 8C disse...

Professor, assisti a um video de uma reportagem de um programa da Globo News. Nele mostra que o BRIC's estuda a possivel criacao de um Banco Comum de Investimentos do BRIC's. De uma olhada no video:

www.youtube.com/watch?v=R_-Jr3mKsDE&feature=related

Prof. Armando S. Neto disse...

Olá, Samuel! Obrigado pela dica do vídeo. No momento estou corrigindo muitas provas, mas, assim que terminar, vou assistir e deixarei minha opinião.
Quanto as relações entre Brasil e China, não seria possível praticar sua ideia, pois a situação é muito diferente da situação entre México e EUA. A China está numa situação superior ao Brasil, quanto ao PIB, portanto, nós não teríamos condições de ditar as regras (assim como o México também não tem em relação ao NAFTA); além disso, a China jamais aceitaria essa situação, uma vez que os países só aceitam participar de um bloco econômico se houverem vantagens! O Brasil, ou qualquer outro país, jamais poderá agir pensando apenas em si próprio. Se isso acontecer, o país corre o risco de ficar isolado no cenário internacional, e isso seria muito complicado em tempos de globalização.
Bem, como você pode ver, a situação não é tão fácil, mas se não fizermos como você fez (pensar, analisar, sugerir...)jamais teremos resultados positivos! Valeu pela participação e parabéns pelas ideias coerentes! Um abração e até a próxima!