sábado, 17 de março de 2012

PAÍSES DESENVOLVIDOS: UM CONTO DE FADAS? (8ºs / 9ºs ANOS)


Está cada dia mais difícil definirmos o que é o desenvolvimento. Antigamente, imaginávamos que a pobreza estava concentrada nos chamados países subdesenvolvidos; nos países desenvolvidos se encontravam os castelos dos contos de fadas, onde a população rica esbanjava riqueza e, nem de longe, sabia o que era pobreza. Mas, será que era assim mesmo? E hoje? Continuam sendo o modelo de riqueza e desenvolvimento que achávamos que eram?
Talvez nunca tenha sido realmente assim. Entretanto, hoje, isso está mais do que provado. Os países desenvolvidos, embora ainda concentrem a grande maioria da riqueza mundial, já (ou ainda?) conhecem o que chamamos de desigualdade social. Cresce rapidamente a pobreza nos países ricos (mas os muito ricos enriquecem cada vez mais); os Estados Unidos, maior PIB do planeta, apresenta uma desigualdade social enorme; a Europa empobrece a olhos vistos, a exemplo do aumento dos moradores de rua na Grécia, além do Reino Unido, que corta violentamente os gastos públicos, prejudicando a população mais pobre. 
A TV Globo News apresentou um interessante documentário a esse respeito, que vale a pena ser visto, para entendermos um pouco melhor esse nosso conturbado mundo. Que tal assistir e ficar por dentro?  

4 comentários:

Anônimo disse...

Parabéns professor , por inovar no seu método de educação por meio de blogs enquetes , admiro professores que inovam em tais meios...parabéns e tenha mais sucesso ainda em sua área , as:ex aluno seu

Isabela 9° ano A disse...

Olá professor, no início do vídeo eu entendi a situação, mas quando aparece aquele economista eu comecei a ficar confusa, contudo é muito interessante o vídeo e ver como a crise econômica afeta os países. Eu senti a falta de uma comparação com um país pobre, afinal o documentário mostra a situação econômica europeia fala um pouco dela no país, cita os BRIC's ,mas não cita nenhum país estrangeiro. Por isso, se possível, o senhor poderia comentar brevemente se a crise econômica afeta de alguma forma os países subdesenvolvidos mais pobres ou se pelo fato de eles exportarem commoditie e importarem produtos industrializados e serem poucos industrializados faz com que a crise não seja sentida tão intensamente nesses países? Também gostaria de saber se o senhor acha que a crise ainda possuí potencial para atrapalhar ou prejudicar as multinacionais aqui localizadas? Agradeço desde já, e até a próxima aula

Prof. Armando S. Neto disse...

Oi Isabela!
Como sempre, suas dúvidas são muito interessantes e pertinentes! Fico extremamente contente por isso!
Bem, essa reportagem tinha como objetivo fazer uma análise do empobrecimento (ou da crise) dos países ricos e, por isso, talvez não tenham citado os países mais pobres, embora fosse interessante se o tivessem feito. Naturalmente, citaram o Brasil por ser o país a que a reportagem se destinava.
Não resta a menor dúvida de que essa crise afeta também os países mais pobres, uma vez que são eles quem fornece a maior parte da matéria-prima utilizada pelos países ricos. Como eles estão em crise, e com o aumento no número de pobres, o consumo cai muito e, por isso, cai também a produção; com a produção em queda, diminui-se os gastos com matérias-primas, prejudicando os países mais pobres. É interessante notar que, embora o economista tenha afirmado que a crise nos EUA não esteja relacionada à globalização, é fato que essa crise afeta o mundo todo. Felizmente, o Brasil não foi tão atingido pois, como a população mais pobre melhorou nos últimos anos, o mercado consumidor interno acaba, de certa forma, compensando os problemas causados pela diminuição das exportações. Por isso também, as multinacionais aqui instaladas não apresentam tantos problemas, pois elas também são beneficiadas pelo crescimento interno brasileiro. Entretanto, dependendo do setor onde atuam algumas multinacionais, os prejuízos com a crise externa podem ser muito grandes, e nem mesmo o crescimento do mercado brasileiro tem sido suficiente para melhorar a situação de algumas dessas empresas.
Bem, Isabela, espero ter ajudado um pouquinho a eliminar suas dúvidas. Mais uma vez, parabéns pela sua participação! Não tenho a menor dúvida quanto ao seu sucesso escolar e profissional! Parabéns!!

Isabela 9° ano A disse...

Muito obrigada professor, sua explicação me ajudou a eliminar minha dúvida.