sábado, 3 de março de 2012

BRASIL: IDH ATUAL


A ONU (Organização das Nações Unidas) divulgou, no final do ano passado, o resultado de levantamento feito acerca do IDH (Índice de Desenvolvimento Humano). Crescemos. Mas não há, mais uma vez, muito o que comemorar. O Brasil passou o PIB do Reino Unido, mas não podemos nos esquecer de que o mundo desenvolvido passa por séria crise econômica. Somos a sexta maior economia mundial. Ainda assim, nosso IDH está abaixo da média da América Latina, e permanecemos abaixo de países como  Argentina, Chile e Uruguai. Ano após ano a história se repete: nosso padrão de educação é sofrível e a desigualdade social permanece elevada. Essa desigualdade explica nossa excelente colocação na economia mundial, mas somente a 84ª posição em IDH.
Mais uma vez, a Noruega manteve a dianteira na qualidade de vida da população.
Houve uma novidade neste último cálculo: o IDHAD (Índice de Desenvolvimento Humano Ajustado  à Desigualdade), isto é, o cálculo da qualidade de vida da população, já considerando a desigualdade social. Quer saber mais? Diversas matérias jornalísticas foram divulgadas nesta semana sobre o assunto. Aqui está uma delas, indicada, no ano passado, pela Mirella, do 9ºC. Além disso, há um vídeo que foi veiculado logo após a divulgação desse resultado.  
Vale a pena ler e assistir. Bom estudo!!

Clique aqui para ler a matéria

Clique aqui para ver o vídeo

9 comentários:

Felipe B Gomes disse...

Valeu Professor, o texto mt show

Prof. Armando S. Neto disse...

Valeu, Felipe! Um abração!!

Leticia P Cherivaty disse...

Professor, muito legal esse video e dá para entender um pouco melhor sobre o IDH de hoje em dia !!

Marcella Popazoglo disse...

Prfessor muito legal o texto e o video , eles ajudam a entender melhor a matéria! Obrigada!

Prof. Armando S. Neto disse...

Letícia e Marcella, espero que essas postagens ajudem-nas na escola e na interpretação da matéria. Não se esqueçam de que, se tiverem qualquer dúvida, basta escrever aqui que será respondida em pouco tempo. Um abração, meninas!

Anônimo disse...

Kathleen Lasso Vargas n°19 8°ano A
Oi Professor, eu achei muito legal essa matéria. Eu estava vendo umas charges e achei essa aqui muito interessante com o assunto retratado em sala: http://www.google.com.br/imgres?um=1&hl=pt-BR&sa=N&biw=1228&bih=800&tbm=isch&tbnid=nihP9bgocXYZgM:&imgrefurl=http://maesso.wordpress.com/20

Prof. Armando S. Neto disse...

Oi Kathleen! Essa charge é uma das melhores que já vi. Inclusive ela está no Powerpoint que eu fiz para os 9ºs anos. Ela nos mostra uma realidade incontestável, não é? Obrigado pela sua participação e bom fim de semana!

Marina Bonadio disse...

Gostei muito de ambos, e concordo, muito interessante esta matéria, nunca tinha imaginado que os EUA tinham tanta desigualdade social! É muito bom ficar em dia com as noticías, muito obrigado pela ajuda!

Prof. Armando S. Neto disse...

Valeu, Marina, parabéns pela sua participação, comentando aqui e no Fórum! Espero novas participações suas! Abração...