domingo, 11 de setembro de 2011

GELEIRAS: GELOS VIVOS



Uma pequena amostra, um vídeo de pouco mais de dois minutos... Embora as áreas turísticas em torno de geleiras como a Perito Moreno apresentem uma clima agradável, o frio torna-se mais intenso à medida que se avança nesta região polar.
Com temperaturas abaixo de zero durante todo o ano, os pólos não parecem ser o melhor lugar para criar uma família. Muitas espécies, no entanto, fazem destes ambientes gelados seu habitat.
Na reserva patagônia adjacente à Antártida, pode-se encontrar pumas e tatus, mas basta avançar alguns quilômetros em direção ao pólo para se encontrar um cenário totalmente diferente.
Cerca de 7.500 espécies de peixes, aves, mamíferos marinhos, artrópodes e moluscos foram catalogadas nas águas antárticas. E quanto mais próximas do pólo, mas atípica é sua morfologia, uma adaptação ao ambiente inóspito em que vivem.
Talvez o único efeito positivo do aquecimento global foi permitir aos cientistas estudar o fundo dos mares do continente antártico.
Embora sua exploração não tenha sido priorizada há alguns séculos, a oportunidade que apresenta hoje é única: devido ao colapso de grandes plataformas de gelo em torno da Península Antártica, podemos vê-la como há 100.000 anos não acontecia.
Há muito a ser investigado e descoberto. Saiba mais sobre as geleiras nesta Experiência Discovery.

Nenhum comentário: