domingo, 5 de junho de 2011

BRIC: O BRASIL NA LANTERNA (8ºs ANOS)

         
Ontem, dia 4, foram divulgados pela imprensa mundial os resultados do primeiro trimestre do PIB de alguns países, entre eles, do BRIC. Todos os países do BRIC apresentaram crescimento no Produto Interno Bruto, incluindo a África do Sul, que, de acordo com alguns analistas, também faz parte do grupo, embora nem todos concordem (veja que, na imagem de apresentação desta postagem, só são apresentados os quatro clássicos). Entretanto, o Brasil ficou na lanterna, apresentando o menor crescimento entre os cinco países. Isso não significa que nosso PIB, por exemplo, seja menor do que o da África do Sul. Ao contrário, temos um PIB maior, mas o crescimento da África do Sul no primeiro trimestre foi um pouco maior que o nosso. É como se o seu irmão mais novo (e mais baixinho do que você) tivesse crescido mais depressa do que você neste ano, mas você continua sendo mais alto (a) do que ele. Deu para entender? Leia a matéria na íntegra (que é bem curtinha), clicando em "continue lendo". Querendo, deixe seu comentário! Um abração a todos!


04/06/2011 às 08:20:04 - Atualizado em 04/06/2011 às 17:30:13


Brasil fica na lanterna em crescimento entre os Brics


O Brasil ficou nos últimos lugares em termos de crescimento no primeiro trimestre de 2011, na comparação com os Brics - o grupo formado por Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul. Com crescimento de 4,2% no primeiro trimestre, comparado com o mesmo período de 2010, o Brasil cresceu menos que a China, com 9,7%, a Índia (7,8%) e a África do Sul (4,8%). O crescimento brasileiro só foi maior do que o da Rússia, que teve expansão de 4,1%.
Na verdade, com uma diferença de apenas 0,1 ponto porcentual, que é quase insignificante em termos de contas nacionais, é possível dizer que Brasil e Rússia compartilharam o crescimento mais lento no primeiro trimestre, entre os Brics.
O IBGE também divulgou nesta sexta-feira uma comparação mais ampla, mas excluindo os Brics, com países ricos (quase todos) e alguns emergentes que já divulgaram o resultado do primeiro trimestre. Nessa segunda comparação, o Brasil, com 1,3%, teve o terceiro maior crescimento (junto com o Chile), só perdendo para Alemanha, com 1,5%, e Coreia do Sul, com 1,4%.


http://www.parana-online.com.br/editoria/economia/news/535243/?noticia=BRASIL+FICA+NA+LANTERNA+EM+CRESCIMENTO+ENTRE+OS+BRICS

Nenhum comentário: