sábado, 10 de março de 2012

BRASIL: UM PAÍS MUITO DESIGUAL (8ºs / 9ºs ANOS)


Muitos de nós, que moramos na Grande Sâo Paulo, ainda não temos uma visão real e completa do nosso país. Estamos acostumados a uma urbanização que nos atende às necessidades básicas da vida, como saneamento básico, habitações adequadas, sistemas de saúde e educação relativamente adequados (mas longe do ideal), enfim, uma infraestrutura que, se não está entre as melhores do mundo, ao menos nos garante o mínimo (ou talvez até mais que o mínimo) de condições de vida. Entretanto, nosso país é muito grande e desigual e, por isso, às vezes, nos assustamos quando vemos uma realidade tão diferente da nossa, mas que ainda é muito comum no Brasil. Vejam esse pequeno vídeo, que mostra um pedacinho desse outro lado, que faz com que o Brasil mais se pareça com um país africano do que com uma nação emergente, que compõe o grupo dos BRIC's (Brasil, Rússia, India e China, os quatro maiores países emergentes do mundo). E você, o que pensa dessa realidade? Deixe seu comentário!

4 comentários:

beatriz gascon 8B disse...

Isso ainda mostra que o Brasil, ao contrário do que o PIB diz esta bem longe de ser um país desenvolvido. a desigualdade social é um mal nos afasta de ser um país bom de se viver para todo mundo

Prof. Armando S. Neto disse...

Tem razão, Beatriz. Ainda temos muito para melhorar!! Um abração, até a próxima...

Isabela 9° ano A disse...

É professor, infelizmente muitas pessoas são ignorantes em relação a realidade do mundo em que vivemos ( inclusive eu), ignorante não de uma forma pejorativa, mas essa é a verdade, não conhecemos a realidade das outras pessoas ou ignoramos suas existência.

Prof. Armando S. Neto disse...

Isabela, qe bom que você perecebeu isso! Você tem toda razão, pois nós vivemos atentos apenas ao que está ao nosso redor e desconhecemos o que está distante (mas que realmente existe!). Entendo perfeitamente o que você quer dizer com a palavra "ignorância", pois mesmo eu sendo professor, também sou frequentemente surpreendido pela minha "ignorância". Nosso país (e, principalmente, nosso planeta) é extremamente grande e heterogêneo, o que dificulta muito a compreensão dos fatos. Mas termos consciência disso (como você tem), já é um grande passo para observarmos e entendermos melhor as coisas ao nosso redor e à distância!
Obrigado pelo seu importante comentário!