segunda-feira, 29 de outubro de 2018

MIGRAÇÃO MÉXICO - ESTADOS UNIDOS (8ºs ANOS)


Estudamos, recentemente, sobre um dos grandes problemas socioeconômicos do continente americano: a imigração ilegal que ocorre entre a América Latina e os Estados Unidos. Esses imigrantes, obrigatoriamente, têm que passar pelo México, que é o único país da América Latina que faz fronteira com os Estados Unidos. Entretanto, as dificuldades impostas pelas características naturais do local têm provocado muitas mortes durante a travessia (assista ao vídeo na postagem anterior). Há algum tempo, saiu na Internet uma matéria muito importante tratando desse assunto: algumas ONG's (Organizações Não-Governamentais) estão preocupadas com essas mortes e decidiram agir. Não deixe de ler, a seguir, alguns trechos dessa matéria que, repito, é muito importante para compreendermos essa questão. Basta clicar em "Continue lendo".

   ONG cria “oásis” para evitar mortes no deserto entre México e   EUA

Com militarização da fronteira, centenas de imigrantes ilegais morrem ao tentar entrar nos EUA por caminhos arriscados do Arizona

Leda Balbino, enviada a Phoenix, EUA
05/11/2010 08:03


  Ao tentar atravessar ilegalmente o deserto na fronteira entre o México e o Estado americano do Arizona sob um verão inclemente de 45ºC, alguns imigrantes podem ter a sorte de encontrar pequenos oásis fantasiados de garrafas d’água com mensagens como “Vá com Deus”, “Boa Sorte” ou “Água Limpa”.
  Os galões de água, doados por residentes de Phoenix ou Tucson, são uma iniciativa da ONG No Más Muertes, que durante junho a setembro (verão no Hemisfério Norte) mantém um acampamento a 18 quilômetros da divisa mexicana para tentar evitar que morram de sede muitos dos que arriscam a travessia em busca de melhores condições econômicas nos EUA. (...)
  De acordo com a Coalizão de Direitos Humanos, outra organização cuja base também é no Arizona, houve 253 mortes na fronteira do Estado entre outubro de 2009 e setembro deste ano, o segundo maior índice registrado na região – o recorde geral é do período 2004-2005, quando se contabilizaram 282 vítimas.


  Mortes no deserto entre Arizona e Sonora


  Veja variação do número de mortes de imigrantes que tentam atravessar a fronteira



  Para ambas as organizações, a causa do aumento das mortes, que em 1994 foi de apenas 14, deve-se à crescente militarização da fronteira entre os EUA e o México por meio da construção de uma barreira e do posicionamento de membros da Guarda Nacional.


Muro no Arizona


  Desde 2005, o governo dos EUA gastou US$ 2,4 bilhões para construir o muro de quase 1.040 km, que cobre cerca de 30% dos 3.219 km entre os EUA e o México. Quase metade da barreira está no Arizona, que é o principal portão de entrada da imigração ilegal nos EUA.
  Para escapar da vigilância, os imigrantes optam por percorrer áreas desérticas mais perigosas, onde podem morrer de calor no verão ou de frio no inverno. Uma dessas regiões fica perto da pequena comunidade de Arivaca, de 1 mil habitantes, onde o No Más Muertes, que começou suas atividades com patrulhas no Deserto de Sonora do Arizona, inaugurou um acampamento no verão de 2004.



O Deserto de Sonora cobre boa parte dos Estados do Arizona, nos EUA, e de Sonora, no México
  Segundo a voluntária Laura, a cidade foi escolhida por ser um corredor de passagem e por ser a região onde ocorre o maior número de mortes. “Outro local perigoso é a oeste de onde ficamos, mas não temos acesso”, disse.
Nos quatro meses do verão, os voluntários caminham a pé ou andam de carro por trilhas reconhecidamente usadas pelos imigrantes ilegais para procurá-los e ver se precisam de remédios ou assistência médica. Durante os percursos, também espalham os galões de água para evitar as mortes por sede no deserto. “Neste ano tivemos 500 voluntários em Arivaca. Eles vêm de todo o país e normalmente ficam conosco por uma semana”, afirmou Laura. (...)
  Os voluntários se mobilizam por acreditar que as desigualdades econômicas e sociais entre EUA e México e a má concebida política de fronteira americana não conseguem impedir o contínuo fluxo de imigrantes no deserto. (...).



Fonte: http://ultimosegundo.ig.com.br/imigracaoeua/ong+cria+oasis+para+evitar+mortes+no+deserto+entre+mexico+e+eua/n1237816156062.html

Nenhum comentário: