sexta-feira, 17 de setembro de 2010

FRANÇA AGE CONTRA IMIGRANTES. LEGITIMIDADE OU XENOFOBIA? (8ºs ANOS)


   O governo francês anunciou que iniciará na próxima quinta-feira, dia 23, a retirada de 79 ciganos romenos do país, que, segundo o presidente Nicolas Sarkozy (foto), receberão uma quantia em dinheiro para deixar a França. Esses serão os primeiros imigrantes de um total de aproximadamente 700 que deverão abandonar a França. Leia a matéria completa no link abaixo.

http://www.bbc.co.uk/portuguese/noticias/2010/08/100818_franca_ciganos_dg.shtml

   É importante lembrar que não é a primeira vez que o governo francês pratica ações desse tipo. Em agosto, um grupo de africanos residentes na França foram reprimidos por policiais franceses em plena luz do dia. As imagens chegam a chocar, principalmente pela forma como os policiais abordam as mulheres e crianças. Veja o vídeo a seguir: 

http://www.youtube.com/watch?v=cuLMAH3J0Jo 


   Lembre-se de que aqueles que são contra a presença de imigrantes em seus países, também têm suas justificativas. Procure se lembrar desses argumentos, discutimos isso em sala de aula. Depois, leia com atenção a matéria acima e assista ao vídeo. Eu gostaria muito que você levasse em consideração os dois lados (os nativos e os imigrantes) e depois respondesse à pergunta do título desta postagem (legitimidade ou xenofobia?). Tire suas próprias conclusões, dê sua opinião. Utilize o espaço "comentários" para publicar seu pensamento a respeito dessa questão, que é muito séria. Não se esqueça de que é apenas a sua opinião, portanto, ela não estará certa ou errada. É muito importante que, cada vez mais, nós tenhamos opiniões sobre o que acontece à nossa volta. Assim, não corremos o risco de sermos enganados ou influenciados por ideias que nem sempre condizem com a realidade. Fique à vontade para opinar e obrigado pela sua participação!

Um comentário:

Unknown disse...

o brasil, já esta enfrentando problemas com os emigrantes,imagina a frança,
um país pequeno, com uma sociedade fechada que não estão acostumadas com
a introdução de novos costumes e, comportamentos, ter que lidar pessoas
de raças diferente de vários lugares do planeta, realmente, eu imagino
esta cituação para oa franceses.

wilson - são gonçálo-rj