domingo, 9 de setembro de 2012

A OPEP E TEMAS DIVERSOS DA GEOGRAFIA (9ºs ANOS)


A OPEP (Organização dos Países Exportadores de Petróleo) é uma organização internacional formada por países que são grandes produtores e exportadores de petróleo. A OPEP foi fundada em 14 de setembro de 1960 e possui sua sede na cidade de Viena (Áustria). Os países da OPEP são todos grandes exportadores, mas não são grandes consumidores, uma vez que são países pouco industrializados e pouco urbanizados. Existem outros grandes países produtores de petróleo, mas não fazem parte da OPEP porque não são grandes exportadores. É o caso dos Estados Unidos, por exemplo.

Objetivos da OPEP:


- Estabelecer uma política petrolífera comum a todos os grandes produtores de petróleo do mundo (países membros);

- Definir estratégias de produção;

- Controlar preços de venda de petróleo no mercado mundial;

- Analisar e gerar conhecimentos para os países membros sobre o mercado de petróleo mundial;

- Controlar volume de produção de petróleo da organização.

Com a recente volta do Equador à organização, ela, atualmente, conta com doze países: Argélia, Angola, Equador, Irã, Iraque, Kuwait, Líbia, Nigéria, Catar, Arábia Saudita, Emirados Árabes Unidos e Venezuela.

Neste link você tem informações sobre a OPEP e muitos temas da Geografia (e de todas as disciplinas!), como globalização, agricultura, transportes, meio ambiente, sistema solar, fusos horários, urbanização e muito, muito mais. Afinal, aprender nunca é demais!! 

Clique aqui para acessar.


3 comentários:

Anônimo disse...

Professor Armando, a respeito dos países da OPEP você disse que esse países são grandes exportadores de petróleo mas não grandes consumidores pelo fato de não serem muito urbanizados. Minha dúvida é se não há nenhuma exceção em relação a isso pois Dubai é bem urbanizada, e você mostrou fotos da cidade com prédios altos, ruas com árvores ao redor algo visualmente muito bonito, isso fez eu ficar meio confuso, pois Dubai também é um dos grandes produtores de Petróleo do mundo e consequentemente um grande exportador. Essa área de Dubai também tem investido em áreas não-petrolíferas como as de Turismo Luxo e Imóveis, o que me fez pensar: Bem, se países grandes produtores e exportadores de petróleo não são grandes consumidores pelo fato de serem pouco industrializados e urbanizados Dubai, que é um grande produtor e exportador de petróleo, tem uma área urbanizada e industrializada sendo um grande exportador de petróleo e pergunto se deve haver uma exceção em relação a isso, pois uma cidade-estado como Dubai deve necessitar de petróleo para utilizar nessa grande grande cidade-estado.

Guilherme Goulart 9ºA.

Prof. Armando S. Neto disse...

Os Emirados Árabes Unidos, onde se localiza Dubai, são um país que apresenta um grau de desenvolvimento relativamente próspero, mas ainda longe de ser desenvolvido. Sua base industrial só agora começa a crescer, mas o setor terciário tem um peso muito maior na economia do que o setor secundário, daí a necessidade relativamente pequena de petróleo. A urbanização também é pequena (a própria população é pequena e grande parte dela não tem grande poder de consumo)quando comparada aos grandes mercados urbanos mundiais, como Paris, Nova York ou mesmo São Paulo.
Espero ter respondido! Abração!

Unknown disse...

Ah entendi muito Obrigado professor !

Guilherme Goulart 9°A