Muitos de nós, que moramos na Grande Sâo Paulo, ainda não temos uma visão real e completa do nosso país. Estamos acostumados a uma urbanização que nos atende às necessidades básicas da vida, como saneamento básico, habitações adequadas, sistemas de saúde e educação relativamente adequados (mas longe do ideal), enfim, uma infraestrutura que, se não está entre as melhores do mundo, ao menos nos garante o mínimo (ou talvez até mais que o mínimo) de condições de vida. Entretanto, nosso país é muito grande e desigual e, por isso, às vezes, nos assustamos quando vemos uma realidade tão diferente da nossa, mas que ainda é muito comum no Brasil. Vejam esse pequeno vídeo, que mostra um pedacinho desse outro lado, que faz com que o Brasil mais se pareça com um país africano do que com uma nação emergente, que compõe o grupo dos BRIC's (Brasil, Rússia, India e China, os quatro maiores países emergentes do mundo). E você, o que pensa dessa realidade? Deixe seu comentário!
Assinar:
Postar comentários (Atom)
4 comentários:
Isso ainda mostra que o Brasil, ao contrário do que o PIB diz esta bem longe de ser um país desenvolvido. a desigualdade social é um mal nos afasta de ser um país bom de se viver para todo mundo
Tem razão, Beatriz. Ainda temos muito para melhorar!! Um abração, até a próxima...
É professor, infelizmente muitas pessoas são ignorantes em relação a realidade do mundo em que vivemos ( inclusive eu), ignorante não de uma forma pejorativa, mas essa é a verdade, não conhecemos a realidade das outras pessoas ou ignoramos suas existência.
Isabela, qe bom que você perecebeu isso! Você tem toda razão, pois nós vivemos atentos apenas ao que está ao nosso redor e desconhecemos o que está distante (mas que realmente existe!). Entendo perfeitamente o que você quer dizer com a palavra "ignorância", pois mesmo eu sendo professor, também sou frequentemente surpreendido pela minha "ignorância". Nosso país (e, principalmente, nosso planeta) é extremamente grande e heterogêneo, o que dificulta muito a compreensão dos fatos. Mas termos consciência disso (como você tem), já é um grande passo para observarmos e entendermos melhor as coisas ao nosso redor e à distância!
Obrigado pelo seu importante comentário!
Postar um comentário