Estudamos, com os 8ºs anos, que a População Economicamente Ativa (PEA) dos países desenvolvidos é bastante baixa no setor primário da economia (agropecuária e extrativismo). Isso se deve, principalmente, à intensa mecanização na área rural desses países, o que dispensa o uso elevado da mão-de-obra.
Embora o campo brasileiro ainda esteja longe de utilizar a mecanização com a mesma intensidade que a maioria dos países europeus, por exemplo, é fato que essa tecnologia vem aumentando cada vez mais. É interessante a análise da reportagem aqui postada, pois, sabendo o que ocorre em nosso país, podemos imaginar com que intensidade isso ocorre também nos países mais ricos. Mas, atenção: a realidade brasileira é muito diferente da europeia: enquanto em nosso país grande parte da PEA rural é de baixa qualificação e, por isso, corre o risco do desemprego por causa da mecanização, na Europa a mão-de-obra rural, embora seja pequena, é altamente qualificada. Veja, e tire suas conclusões...
Nenhum comentário:
Postar um comentário
SEU COMENTÁRIO É MUITO BEM-VINDO, É UM PRAZER RECEBÊ-LO! ASSIM QUE ELE FOR MODERADO POR MIM, PODERÁ SER LIDO POR TODOS OS VISITANTES. LEMBRE-SE DE QUE SEU COMENTÁRIO, DESDE QUE BEM ESCRITO E COM ARGUMENTOS, VALE COMO PARTICIPAÇÃO EM SALA DE AULA. UM ABRAÇÃO!