domingo, 25 de maio de 2014

COMO VIVEM OS NÔMADES NO DESERTO DO SAARA (9ºs ANOS)


Não há shopping center, caminhada pelo parque arborizado, trânsito, restaurante ou churrasco na casa de amigos nos finais de semana. Nosso mundo é muito grande e heterogêneo, por isso, temos enorme dificuldade em imaginar como é uma cultura tão diferente da maioria das pessoas em nosso país (embora, também por aqui, não haja grande homogeneidade).
Em Níger, o segundo país mais pobre do mundo, a expectativa de vida é de 46 anos. Saiba como é a vida da população no maior deserto do mundo, assistindo a esta vídeo-reportagem, publicado pelo portal R7. 

2 comentários:

Isabela 9° ano A disse...

olá professor, eu fiquei com uma dúvida ao ver o vídeo; quando o repórter saiu da cidade ele disse que a vegetação rala que existia naquela região era o Sahel, a vegetação não seria estepe ou semiárida e o nome daquela região Sahel? Obrigada desde já e até quarta.

Prof. Armando S. Neto disse...

Você tem razão, Isabela! O Sahel é o nome daquela região, ao sul do deserto do Saara, onde predomina o clima semiárido. A vegetação é a estepe.
O repórter comete esse erro, dizendo que Sahel é a vegetação, mas, depois, ele diz que os tuaregues "caminharam mais de 400 quilômetros pelo Sahel".
Parabéns pela observação (nem eu havia reparado nesse detelhe) e obrigado. Até quarta-feira e bom início de semana!